jueves, 12 de febrero de 2015

Convocatoria para publicar artículos


Estão abertas as submissões on-line para as próximas edições da revista Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião (CS&R).

A equipe editorial de CS&R decidiu incorporar a partir de 2015 a modalidade de Dossiê temático para cada número semestral. Sob esta nova forma esperamos contribuir para o fortalecimento acadêmico de nossa revista ao convocar reconhecidos especialistas como coordenadores de cada dossiê, os quais enfocarão temas específicos do estudo científico e social das religiões. É importante esclarecer que a inclusão desta modalidade permite a publicação de artigos de temas livres nos diferentes números.

Próximos números

2015/1
Religião e saúde: debatendo conceitos e noções empíricas.
Prazo Final: 30/04/2015
Editores: Dr. Cesar Ceriani Cernadas y Dra. Cristina Zuñiga

Este dossiê tem como objetivo problematizar a emergência de práticas localizadas no entrelaçamento das "terapias psicológicas", a "integração holística" (espírito, mente, corpo), o "equilíbrio energético", "a experiência dos dons do espírito", medicina e técnicas "ancestrais", a "medicina alternativa", como lugares de experiência do sagrado. Estas e outras práticas afins são promovidas como consumo dentro de circuitos específicos, mas também integrados a oferta de serviços estatais e privados de saúde, e até mesmo como serviços sociais ou complementares de instituições religiosas para o atendimento de problemas específicos de saúde, como a depressão e as adicções. Qual o papel que estas articulações desempenham em um contexto social particular? Quais são os limites e os vínculos entre as categorias teóricas e práticas que as definem? Estas são algumas das perguntas chaves que animam este dossiê e os trabalhos que o integrarão.

2015/2
Espiritualidades: uma categoria em expansão
Prazo Final: 31/08/2015
Editores: Dr. Alejandro Frigerio y Dra. Renné de la Torre

Para além das instituições socialmente identificados como religiosas, evidencia-se nos últimos anos uma busca pessoal e/ ou coletiva da experiência do sagrado onde prima a categoria "espiritualidade". Este dossiê se propõe mapear a situação atual sobre o estudo teórico e empírico das "espiritualidades" na América Latina recebendo contribuições que ajudem a abrir novas perspectivas de análise sobre os quadros sociais e simbólicos que os definem. A resignificação das identidades familiares (espiritualidade matrimonial, constelações familiares), étnicas (espiritualidades indígenas), de gênero (círculos femininos, espiritualidade gay), unidos a novos espaços de inserção como o ativismo ecológico, a meditação no trabalho e a biomedicina, entre outros, são alguns dos universos empíricos onde se desenvolve a "espiritualidade".

2016/1.
Pluralismo religioso na América Latina: perspectivas comparadas.
Prazo Final: 02/04/2016

2016/2
Cruzando as fronteiras da modernidade: religião/música/arte/ciência.
Prazo Final: 31/05/2016

Nota: É possível o envio de artigos com temáticas distintas aos dossiês supracitados para compor os volumes.

Para submeter artigos a esta revista, observe os seguintes passos:
Passo 1: É necessário ter um login e senha no site da revista, associado a um e-mail pessoal. Clique aqui para conseguir um login no site, cadastrando-se como leitor e autor da revista. Não esqueça de, ao final do formulário, cadastrar-se como autor da revista.
Passo 2: Depois disso, observe todos os itens relacionados a publicações na revista. Elas estão em duas partes: nas orientações para autores (em espanhol e português e nos “Itens de Verificação para Submissão”, logo abaixo das orientações. Recomendamos fortemente também ler a sessão FAQ.
Passo 3: Entre como “autor” no site da revista e submeta seu artigo, em formato compatível com Microsoft Windows (*.rtf ou *.doc). Não esqueça de rever os itens de verificação, dos pontos 1 a 7. Atente muito ao passo 2 do processo, chamado “metadados da submissão”, preenchendo da forma mais completa possível os campos solicitados. Os mecanismos de busca de artigos científicos em internet, como Google Scholar, guiam-se pelos metadados para chegar aos artigos publicados em revistas eletrônicas.
Passo 4: Para que o seu artigo seja publicado, é importante estar em dia com as anuidades da ACSRM. Para consultar sua situação ou associar-se, entre em contato com a secretaria executiva da associação. A partir de 11 de abril de 2013, estaremos consultando a secretaria executiva da ACSRM e encaminhando aos editores da revista a submissão dos artigos de autores em dia com a Associação. Os associados terão prioridade na publicação, porém, no caso de não haver artigos aprovados de sócios em número suficiente, passaremos a considerar a publicação por não-associados.

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/index